terça-feira, 12 de abril de 2011
Português II
Conjugações:
1 conjugação – A (amar)
2 conjugação- E (vender)
3 conjugação – I (ir)
Tempos:
Presente
Pretérito: pretérito perfeito (eu estudei), pretérito imperfeito (eu estudava), pretérito mais-que-perfeito (eu estudara).
Futuro: futuro do presente (eu estudarei), futuro do pretérito (eu estudaria).
Modos:
INDICATIVO: Idéia de CERTEZA
SUBJUNTIVO: Idéia de Hipótese (SE, eu fosse você, iria á escola)
IMPERATIVO: ORDEM OU PEDIDO
Formas nominais:
GERÚNDIO – terminação NDO – INDO (gerúndio do verbo ir)
PARTICIPIO – terminação em DO, DA (IDO).
INFINITIVO – terminado em r (verbo normal, ir).
sábado, 9 de abril de 2011
Geografia II
MOVIMENTOS MIGRATÓRIOS MUNDIAIS
Emigrarà sair
Imigraràchegar
NOMADISMO: movimento constante em busca de sobrevivência. Ex: ciganos, masais,...
TRANSUMÂNCIA: movimento sazonal onde a população reside em tempo fora (Ex: um grupo de trabalhadores vai para um ligar para a colheita de frutas, numa determinada época).
ONDAS MIGRATÓRIAS
-em busca de melhoria de vida.
(pessoas) países subdesenvolvidosà países desenvolvidos à vão
(pessoas) países desenvolvidosàpaíses subdesenvolvidos Ex: NorteXSul à vão
IMIGRANTES LEGAIS E ILEGAIS
-Alemanha e EUA são os países que mais atraem imigrantes.
-China e índia são os países com a maior saída de emigrantes.
FUGA DE CÉREBROS
(pessoas) países subdesenvolvidosàpaíses desenvolvidos à vão
-Prejudica o país de origem, porque perdem os profissionais bons.
-Os países desenvolvidos oferecem melhores salários e dão melhores oportunidades de trabalho.
XENOFOBIA E RACISMO
-Japão e EUA são as áreas de maior atração populacional, desde os anos 70-80.
-Nos anos 90, muitos imigrantes foram para essas áreas, e com o processo de globalização, houve o desemprego, ou seja, a população local perdeu seu emprego e teve de buscar o trabalho que o imigrante desempenhava. O imigrante “roubou” o emprego da população local, e isso criou um tipo de aversão a estrangeiros, a xenofobia.
- EUA: Depois do 11 de setembro o que antes era uma defesa política integradora de emigração, passou a confundir-se com uma política severa de segurança interna, fim de impedir outros atentados. A imigração passou a ser criminalizada e foi descartada como alternativa socioeconômica.
EUA X EUROPA
-Comparação em relação a imigração.
-EUA: política contra imigrantes, intolerância social.
-EUROPA: ocorrência cada vez maior de imigrações.
*Parte Ocidental: imigrantes provenientes da Europa Oriental, Ásia e África.
*Alemanha: imigrantes turcos e poloneses
*França: imigrantes argelinos, tunisianos, marroquinos
*Reino Unido: imigrantes caribenhos, sul-africanos, indianos e poloneses.
*Itália: albaneses, sérvios, eslovenos, tunisianos, líbio
*Espanha: latino-americanos e marroquinos
MOVIMENTOS MIGRATÓRIOS NO BRASIL
àmovimento emigratório > movimento imigratório
*Muitos jovens estão saindo do Brasil em busca de melhores condições de vida.
*Mas com a crise econômica, há pessoas vindo dos EUA e do Japão (dekasseguis)
POR QUE OS BRASILEIROS NÃO EMIGRAMEM MASSA DO PAÍS?
O Brasil não possui países ricos na fronteira.
EMIGRAÇÃO DOS BRASILEIROS
EUAà grupo conhecido como brazuka
PARAGUAIàbrasiguaios
JAPÃOà dekasseguis
*O Paraguai é o segundo local onde mais moram brasileiros devido aos anos 70 quando o Paraguai ofereceu vantagens aos agricultores plantarem soja.
MOVIMENTO SEM TERRAS
-Pessoas que acabam voltando para o Brasil, pobres e sem nada.
IMIGRAÇÃO NO BRASIL
-Começou em 1808 com a chegada dos primeiros imigrantes.
-1752à Muitas famílias se instalaram no RS, fundando Porto dos Casais, atual POA.
-1819à Suíços de língua alemã, fundaram Nova Friburgo no RJ
*Quando começou a imigração, o país estava no ciclo do café.
FATORES FAVORÁVEIS A IMIGRAÇÃO:
-cultura cafeeira
-muita terra e escassez da população (precisava-se de povoamento)
-precisava-se de escravos, pois houve uma dificuldade de se obter escravos com a extinção do tráfico.
FATORES DESFAVORÁVEIS:
-exploração de imigrantes
-falta de garantia de trabalho
MIGRAÇÕES INTERNAS NO BRASIL
-Período Colonialà surtos de desenvolvimento ligados ao cultivo de produtos agrícolas para exportação, a criação bovina ou a extração mineral
-A maior concentração da população e os principais movimentos migratórios internos se deram junto às regiões litorâneas.
-Migração da Zona da Mata para o Sertão (gado)
CRESCIMENTO DA REGIÃO SUDESTE
-1950à grande desenvolvimento industrial em SP e RJ à deslocamento de pessoas do Nordeste para SP e RJ
- Em busca de melhores condições de vida, essa mão de obra barata foi absorvida por diversos setores (metalurgia, indústria de peças e automóveis, construção civil, empregos domésticos) e desempenhou um papel importante no crescimento da região sudeste.
-Migração inter-regional: que se realiza de uma área para outra. Rural- Urbana, do campo para a cidade.
EXÔDO RURAL (saída do campo)
Repulsivas:
-mecanização da agricultura (“máquinas no lugar dos homens”)
-condições climáticas ruins que prejudicavam a lavoura
- falta de escolas
-falta de assistência médico-social
-pouco salário
Atrativas:
-melhores condições de vida
-empregos
-escola
-moradia
-profissionalização
-assistência médico-social
Conseqüências do Êxodo Rural
*ZONAS RURAIS:
-perda de população ativa
-queda geral da produção, a saída de trabalhadores não é recompensada pela mecanização
*ZONAS URBANAS
-aumento da população
- Muita mão de obra e baixo salário
-desemprego
-formação de favelas
-delinqüência
-mendicância (mendigos)
àDÉCADA DE 70:
-sulistas foram par ao centro oeste e norte, para a ocupação de terra para plantio de soja.
*Isso ocorreu devido a política de colonização nas regiões interioranas, a fim de esvaziar as terras do sul.
àDÉCADA DE 80:
-busca de ouro de aluvião em vários rios da Amazônia = migração de sulistas
àDÉCADA DE 90:
- + migrações de retorno
*Região Sudeste: Está perdendo população.
*Região Centro Oeste: região com os maiores saldos positivos do país.
*Região Sul: situação perdedora (RS) com ganho modesto (SC). Santa Catarina tem atraído pessoas de outros estados.
MIGRAÇÕES DIÁRIAS = MIGRAÇÕES PENDULARES
*bóias-friasà morando na cidade e trabalhando no campo
*cidades-dormitóriosà pessoa que trabalha em cidades vizinhas e volta só para dormir.
quinta-feira, 7 de abril de 2011
História II
BRASIL COLÔNIA
A importância do Tratado de Tordesilhas
Na época da expansão marítima, os europeus achavam que os povos podiam ser dominados, portanto, eles iam descobrindo as terras e dominando-as.
A partir dessa dominação, Portugal e Espanha começaram a disputar pelas terras. Assim surgiu a Bula Inter Coetera que foi quando o papa Alexandre VI, a fim de impedir conflitos, dividiu o mundo a 100 léguas a oeste de cabo verde, onde a parte leste era de Portugal e a oeste da Espanha.
Em 1494, Portugal resolve que quer reavaliar a Bula Inter Coetera, e com isso, eles assinam o Tratado de Tordesilhas que dividiu o mundo a 370 léguas a oeste de Cabo Verde. O tratado dividiu o mundo em duas áreas de influência, PORTUGAL e ESPANHA.
Período Pré Colonial (1500-1530)
-desinteresse português = voltado para as Índias
-Expedições exploradoras:
*Mesmo desinteressados, enviaram algumas expedições para o Brasil,com a finalidade de conhecimento do território.
-Riqueza encontrada= Pau-Brasil (exploração feita de forma rudimentar)
-extrativismo (litoral depois interior)
-Mão de obra indígena à Escambo=trocas
(Os Portugueses conseguiam a extração da madeira por meio da relação de escambo com os índios).
-Sistema de feitorias (litoral importadas da África).
(Feitorias eram portos de comércio instalados no litoral, fortemente armados. Os índios cortavam as árvores e carregavam até as feitorias)
-Choque cultural ( visão do outro cheia de preconceitos)
-Ameaça estrangeira = franceses, espanhóis e ingleses (não reconheciam a divisão do mundo entre Portugal e Espanha- Tordesilhas)
Crise na exploração de Pau-Brasil
-escassez do produto.
-descoberta de anilina na Europa.
Expedição de Martim Afonso de Souza
-Com o crescimento da presença dos franceses, Portugal resolveu mandar duas expedições, que não obtiveram sucesso.
-Mas na expedição de Martim Afonso Souza, em 1530, começou a colonização do território brasileiro, os objetivos da expedição eram:
*expulsar os franceses, ou seja, evitar ameaças estrangeiras
*Criar uma povoação permanente ou núcleo de povoamento (Em 1532, Martim fundou São Vicente)
Capitanias Hereditárias – 1534
- Foi uma forma de administração feita por Portugal, baseado na concessão de grandes lotes de terra, entregues para um capitão donatário.
àCaracterísticas:
*Capitais privados, estímulo estatal
*Poder descentralizado ( cada capitania tinha seu “dono”à capitães donatários (homens bons=cristãos, pequena nobreza, burocratas e comerciantes, que tivessem ligações com a Coroa)
*Sistema já aplicado nas ilhas do Atlântico
- Foi uma forma de administração feita por Portugal.
-As características eram estabelecidas por dois documentos:
*Carta de Doação: o donatário recebia terras, tinha posse delas, mas não podia vendê-las
*Carta Foral: abrangia mais a parte administrativa da capitania ( escravizar índios, cobrar impostos e distribuir as sesmariasàlote de terra que Portugal cedia aos novos povoadores, terra cedida ao cultivo)
*Sesmeiros (colonos) à deveriam cultivar as terras e pagar impostos (não funcionou)
*Sesmarias: origem do latifúndio (grande propriedade rural) no Brasil.
-1534-1536: divisão do território brasileiro em 15 grandes faixas de terras.
Dificuldades das capitanias hereditárias
*descentralização administrativa
*falta de recursos
*pouco auxilio recebido da Coroa
*ataques de índios
*dificuldade de comunicação
*dificuldade na defesa do território
àPara o auxílio dos problemas das capitanias, foi criado o GOVERNO GERAL.
-A maioria das capitanias foram abandonadas
*2 capitanias hereditárias deram certo à São Vicente e Pernambuco (produção de açúcar)
Governos Gerais
Carta Régiaà O primeiro governador geral (função: coordenar a colonização fortalecendo as capitanias contra resistências indígenas) foi empossado
*Bahia: capitania real ou sede do governo geralà SALVADOR = capital
-CONFLITO
Poder local X Poder Real
-escravização indígena
-cobrança de tributos reais
-controle das operações militares
àRegimento Geral (Regimento de Almerin)
-intensificar o povoamento
-pacificar os indígenas
-estabelecer contatos com donatários e colonos
-ministrar a justiça
-instituir órgãos administrativos
àCâmaras Municipais: o poder local no período colonial
Formadas por vereadores (homens bons=cristãos=ricos) responsáveis por administrar problemas administrativos,judiciários, fiscais e militares.
O GOVERNO TOMÉ DE SOUZA – INSTALA
-Fundação de Salvador
-Chegada dos primeiros jesuítas (eles vem da contra reforma )
O GOVERNO DUARTE DA COSTA – CRIA PROBLEMAS
-Desentendimento entre colono e jesuítas devido à escravidão indígena
-Invasão da baía Guanabara pelos franceses, com o objetivo de fundar uma colônia comercial (França Antártica)
-Fundação de SP pelo padre José de Anchieta
O GOVERNO MEM DE SÁ – RESOLVE PROBLEMAS
-Solução do problema de mão de obra para a agricultura com a importação dos primeiros escravos africanos. Apaziguaram-se as relação entre colonos e padres.
-Eliminação da ameaça francesa, sob liderança de Estácio de Sá.
-Fundação do RJ
História I
História
FEUDALISMO
ORIGEM:
A dissolução do império carolíngeo (o poder se descentralizou e o Tratado de Verdum, que dividiu o império em três partes)
ECONOMIA:
*agrária, com técnicas rudimentares
* de subsistência ( tudo o que era produzido era para consumo do feudo)
*servil, baseada em servos, os quais tinham obrigações, como por exemplo:
-CORVEIA : 3 dias por semana trabalhando na terra do senhor
-TALHA: metade da produçãovai para o senhor
...
*Pouco comércio e mais trocas
*PLURALIDADE, DIVERSIDADE DE MOEDAS E LEIS
SOCIEDADE:
*RURALIZAÇÃO (muita gente indo pro campo)
*Praticamente não havia mobilidade social, se tu nascias servo, seria servo até morrer
*estratificada e hierarquizada
*sociedade machista
*O senhor tinha a propriedade do feudo, mas a posse da terra estava com o camponês, que tinha de entregar quase tudo ao senhor feudal.
*3 ORDENS:
-CLERO
-NOBREZA
-CAMPONESES
* “A Igreja Católica justificava o Feudalismo”.
*RELAÇÃO DE SERVIDÃO (NobreßàCamponês)
-relação recíproca entre servo e senhor: embora o camponês fosse explorado, ele tinha garantias em troca do trabalho como a posse da terra e ter como se sustentar, além de nas guerras ser “defendido”.
*RELAÇÃO DE SUSSERANIA E VASSALAGEM (Nobre ßàNobre)
-onde há ajuda militar, jurídica, e pagamento de algumas coisas
POLÍTICA:
*PODER DESCENTRALIZADO, OU FRAGMENTADO!
*TEOCENTRISMO à Deus é o centro do pensamento
DECLÍNIO DO FEUDALISMO
CRUZADAS
-expedições de caráter militar e religioso
-objetivo de libertar a “terra santa” (Jerusalém)
-Concílio de Clermont * papa urbano II – “ DEUS O QUER”
-Quem fosse para as cruzadas tinha a indulgência (perdão) dos pecados.
RESULTADOS
-comércio – ocidental e oriental
- reabertura do Mar Mediterrâneo
-formação e repovoamento de cidades
-Igreja mais fortalecida
RENASCIMENTO COMERCIAL E URBANO (na Europa)
- Reativação das rotas de comércio
- Feiras nas cidades (começa o processo de urbanização = muita gente indo para as cidades)
*CORPORAÇÕES DE OFÍCIO
-agrupamento de artesãos do mesmo ofício
-organização hierárquica e controle de qualidade e preço dos produtos, evitando concorrência.
-resumindo: grupos que defendiam seus interesses econômicos.
-modificações econômicas, políticas e sociais.
-guerras internas= diminuição devido ás CRUZADAS (campanha militar com o objetivo de reconquistar a terra santa)
- crescimento demográfico, mais produção agrícola.
-Surgimento da burguesia
-moedas começaram a ser usadas em demasia, portanto eles tinham de buscar metais preciosos para fabricá-las.
MOVIMENTOS COMUNAIS
-Abusos dos senhores + contestação ( comprar ou lutar pela liberdade) = movimentos comunais.
CRISE GERAL XIV E XV
-PESTE NEGRA
-GUERRA DOS CEM ANOS
*FRANÇA X INGLATERRA X= disputa pela região de Flandres e sucessão do trono francês. (a França ganhou com ajuda de Joana D`Arc.)
GRANDE FOME
-péssimas condições climáticas
-redução da produção agrícola
-super exploração servil – revoltas camponesas – JACQUERIES (FRANÇA)
-queda populacional
CRISE DA IGREJA (contestação das pessoas)
CRISE MONETÁRIA
-falta de metais preciosos
- monopólio do mediterrâneo dos italianos
CARACTERÍSITICAS FEUDALISMOàCAPITALISMO
*trabalho servil para o trabalho assalariado
*decadência das corporações de ofício
*Expansão marítima
*Revolução dos Preços ( muita produção de metais preciosos, gerou processo inflacionário na Europa = decadência da nobreza)
EXPANSÃO MARÍTIMA
VIA DE PODER – CAPITALISMO
*abertura do mediterrâneo (comércio entre o ocidente e o oriente)
*corporações de ofício (agrupamentos de profissionais que asseguravam controle, preço, ...)
*dissolução das relações servis à relações contratuais e monetárias
*a burguesia se fortalece, apoiando a retomada do poder pelo rei.
FORMAÇÃO DOS ESTADOS MODERNOS
*Precisava-se da centralização do poder
*Aliança REI (poder) + BURGUESIA ($)
*função: conter as lutas sociais e acelerar o desenvolvimento capitalista
*Os primeiros estados modernos foram: Portugal, Espanha, França e Inglaterra
*Características:
-centralização do poder
- formação de um exército nacional profissional
-organização de um aparelho burocrático administrativo ( necessidade de ordem administrativa)
-exclusividade de cunhar moedas
-transformação de uma nobreza decadente em burocracia civil e militar.
VIA ECONÔMICA – MERCANTILISMO
Política/prática/tendência do CAPITALISMO
-Monopólio comercial = exclusivo metropolitano
-Intervencionismo= “dirigismo estatal” – fortalecimento estatal
-Metalismo= busca por metais preciosos, acumulação primitiva de capital.
- Balança comercial favorável = exportação é maior que importação = enriquecimento do estado. E>I
- Protecionismo – do mercado metropolitano contra a concorrência colonial. Mercado protegido pelo pacto colonial.
-Pacto colonial
FORMAÇÃO DE PORTUGAL E ESPANHA + EXPANSÃO MARÍTIMA
*Península Ibérica recebeu influência de vários povos bárbaros em busca de novas terras e comércio.
*Pioneirismo português devido:
- posição geográfica
-centralização política precoce (REVOLUÇÃO DE AVIS : Luta interna pelo trono de Portugal, Avis era uma família. Investir $.
-Portugal era o meio do caminho (servia como porto)
-Escola de Sagres: escola do aperfeiçoamento das navegações portuguesa
TOMADA DE CEUTA - 1415
*Ceuta: localizada no extremo norte da África. Portugueses tomam Ceuta e derrotam os muçulmanos.
*Domínio Litoral Africano (exploração em demasia da África- ouro, marfim...) FEITORIAS – portos de comércios muito armados que ficam localizados no litoral.
1453
*QUEDA DE CONSTANTINOPLA
-marca o fim da Idade Média e o começo da Moderna
-praticamente acabou com o comércio das especiarias do Mediterrâneo e estimulou os portugueses a acharem uma nova rota para as Índias
*Necessidade de uma nova rota para as Indias
1488
*BARTOLOMEU DIAS – Contornou o cabo das tormentas, que passou a se chamar cabo da boa esperança
1492 - ESPANHA
*Tomada de Granada – expulsão dos mouros
*Cristovão Colombo (“VOLTA AO MUNDO”)
*DESCOBERTA DA AMÉRICA
TRATADOS
*1493= bula inter coetera ( Portugal, papa e Espanha dividem o mundo, linha 100 léguas a oeste de cabo verde).
*1494=Tratado de Tordesilhas (Linha 370 léguas, mundo “dividido” em duas áreas de influência, Portuguesa e Espanhola.
*1498= Portugal = Índias à VASCO DA GAMA (expedição pequena)à4 navios
*1500 à PEDRO ALVARES CABRAL
-viagem para as índias
-desvio na rota = “ACHAMENTO DO BRASIL”à Carta de Pero Vaz de Caminha
quarta-feira, 6 de abril de 2011
Biologia III
Raio forte caiu ontem fazendo grande estrago
Regras de Nomenclatura
1ºNomeà M (gênero)
2ºNomeà m (epíteto)
Subgênero à (M)
FILO PORÍFEROSà ESPONJAS
-parazoários (sem tecido verdadeiro)
-sem sistema digestivo (digestão intracelular com os coanócitos)
-Assimétricos/simetria radial
-organismos fixos àsésseis (podem viver em colônias ou solitários)
-respiração aeróbica por difusão
-sustentação: exoesqueleto calcário sílica espongina
-corpo coberto por poros
ÁGUA DOCE- MINORIA
ÁGUA SALGADA-MAIORIA
Revestimento do Corpo
àPinacócitos
-revestimento EXTERNO
àCoanócitos
-revestimento INTERNO
-digestão
-movimento da água com os amebócitos
à Amebócitos
-oxigenação
-alimentação
-formação de gametas
à Porócitos
-orifícos para a entrada de H20
à Espículas
- sustentar a esponja
- formadas por escleroblastos
REPRODUÇÃO
Assexuada à sem a troca de material genético nem fecundação de gametas.
BROTAMENTO: Formam-se novas esponjas, que
podem viver em colônia ou solitariamente.
REGENARAÇÃO OU FRAGMENTAÇÃO: Pedaços de esponja que crescem (esponjas solitárias).
GEMULAÇÃO (água doce): Quando as condições do meio estão ruins, os arquegócitos ficam dentro de uma bolsa de espículas, as quais protegem os arquegócitos. Quando as condições do meio melhoram, eles saem e formam esponjas
Sexuadaà ocorre a variabilidade genética, podendo ter ou não ter fecundação de gametas. O desenvolvimente é indireto (forma larvas- anfiblástula)
Biologia II
GAMETOGÊNESE
*Produção de gametas femininos (ovos) e gametas masculinos (espermatozóides). Respectivamente, ovogênese e espermatogênese. Inicia-se durante o desenvolvimento embrionário.
ESPERMATOGÊNESE
Período Germinativo (ou de multiplicação) à
-ocorrem mitoses
-ESPERMATOGONIAS (2n), diplóides
Período de Crescimentoà
-espermatogonias aumentam de volume = espermatócitos I (2n)
Período de Maturaçãoà
-ocorrem meioses
- cada espermatócito I origina 2 espermatócitos II --> MEIOSE I
-Esses espermatócitos originam 4 espermátides (n) --> MEIOSE II
Espermatócito I (2n)à 2 Espermatócitos II (n) à4 espermátides (n)
Período de Diferenciação (Espermiogênese)à
-cada espermátide (n) sofre uma diferenciação, originando um espermatozóide (n)
-Podemos concluir que 1 espermatogonia = 4 espermatozóides
Período Germinativo+Período de multiplicaçãoà
-Ocorrem mitoses
-OVOGÔNIAS (2n), diplóides
-As ovogônias se multiplicam do período embrionário até o nascimento da mulher.
Período de Crescimentoà
-Crescimento das ovogônias (2n), que passam a ser chamadas de ovócitos I (2n)
Crescimento Ovogônias (2n) à Ovócitos I (2n)
Período de Maturaçãoà
-ocorrem meioses
-os Ovócitos I param de crescer e sofrem meioses, originando um glóbulo polar (n) e um ovócito II (n). MEIOSE I
-MEIOSE INTERROMPIDA
-O Ovócito II divide-se formando um óvulo (ovótide) e um segundo glóbulo polar. MEIOSE II
-Os glóbulos polares servem como alimento para o zigoto.
*A união do óvulo (n) com o espermatozóide (n), gera um zigoto (2n)
Biologia I
REPRODUÇÃO HUMANA
SISTEMA REPRODUTOR MASCULINO
Bolsa Escrotal: guarda os testículos
Testículos:Envoldidos pelo escroto/bolsa escrotal
àTúbulos Seminíferos: onde são produzidos os espermatozóides
Epidídimo: armazena os espermatozóides. *Após 8 dias são eliminados (reciclados)
Canal Deferente: Sobem os espermatozóides
Vesícula Seminal:produz sêmen ou esperma (produto final, nutritivo)
Próstata: importante, líquido prostático neutraliza o ph do ducto, com isso, os espermatozóides não sofrem com o alto ph.
Uretra:conduz a urina e o esperma para o meio externo
SISTEMA REPRODUTOR FEMININO
Ovários: gametas ovócitos
Tuba Uterina (Trompas de Falópio) :local da fecundação, transporta o óvulo do ovário para o útero.
Útero: parede espessa (músculo uterino)que é revestido pelo endométrio. É onde o embrião se instala. Tem o tamanho de uma pêra, aumenta na gestação.
Vagina: mucosa, função antibiótica (impede o contato com microorganismos)e função lubrificante (na relação sexual). Entra em contato com o pênis.
Vulva: estrutura externa composta por clitóris, orifício urinário, grandes e pequenos lábios e vagina.