terça-feira, 12 de abril de 2011

Português II

VERBOS!
Conjugações:
1 conjugação – A (amar)
2 conjugação- E (vender)
3 conjugação – I (ir)

Tempos:
Presente
Pretérito: pretérito perfeito (eu estudei), pretérito imperfeito (eu estudava), pretérito mais-que-perfeito (eu estudara).
Futuro: futuro do presente (eu estudarei), futuro do pretérito (eu estudaria).

Modos:
INDICATIVO: Idéia de CERTEZA
SUBJUNTIVO: Idéia de Hipótese (SE, eu fosse você, iria á escola)
IMPERATIVO: ORDEM OU PEDIDO

Formas nominais:
GERÚNDIO – terminação NDO – INDO (gerúndio do verbo ir)
PARTICIPIO – terminação em DO, DA (IDO).
INFINITIVO – terminado em r (verbo normal, ir).

sábado, 9 de abril de 2011

Geografia II

MOVIMENTOS MIGRATÓRIOS MUNDIAIS

Emigrarà sair

Imigraràchegar

NOMADISMO: movimento constante em busca de sobrevivência. Ex: ciganos, masais,...

TRANSUMÂNCIA: movimento sazonal onde a população reside em tempo fora (Ex: um grupo de trabalhadores vai para um ligar para a colheita de frutas, numa determinada época).

ONDAS MIGRATÓRIAS

-em busca de melhoria de vida.

(pessoas) países subdesenvolvidosà países desenvolvidos à vão

(pessoas) países desenvolvidosàpaíses subdesenvolvidos Ex: NorteXSul à vão

IMIGRANTES LEGAIS E ILEGAIS

-Alemanha e EUA são os países que mais atraem imigrantes.

-China e índia são os países com a maior saída de emigrantes.

FUGA DE CÉREBROS

(pessoas) países subdesenvolvidosàpaíses desenvolvidos à vão

-Prejudica o país de origem, porque perdem os profissionais bons.

-Os países desenvolvidos oferecem melhores salários e dão melhores oportunidades de trabalho.

XENOFOBIA E RACISMO

-Japão e EUA são as áreas de maior atração populacional, desde os anos 70-80.

-Nos anos 90, muitos imigrantes foram para essas áreas, e com o processo de globalização, houve o desemprego, ou seja, a população local perdeu seu emprego e teve de buscar o trabalho que o imigrante desempenhava. O imigrante “roubou” o emprego da população local, e isso criou um tipo de aversão a estrangeiros, a xenofobia.

- EUA: Depois do 11 de setembro o que antes era uma defesa política integradora de emigração, passou a confundir-se com uma política severa de segurança interna, fim de impedir outros atentados. A imigração passou a ser criminalizada e foi descartada como alternativa socioeconômica.

EUA X EUROPA

-Comparação em relação a imigração.

-EUA: política contra imigrantes, intolerância social.

-EUROPA: ocorrência cada vez maior de imigrações.

*Parte Ocidental: imigrantes provenientes da Europa Oriental, Ásia e África.

*Alemanha: imigrantes turcos e poloneses

*França: imigrantes argelinos, tunisianos, marroquinos

*Reino Unido: imigrantes caribenhos, sul-africanos, indianos e poloneses.

*Itália: albaneses, sérvios, eslovenos, tunisianos, líbio

*Espanha: latino-americanos e marroquinos

MOVIMENTOS MIGRATÓRIOS NO BRASIL

àmovimento emigratório > movimento imigratório

*Muitos jovens estão saindo do Brasil em busca de melhores condições de vida.

*Mas com a crise econômica, há pessoas vindo dos EUA e do Japão (dekasseguis)

POR QUE OS BRASILEIROS NÃO EMIGRAMEM MASSA DO PAÍS?

O Brasil não possui países ricos na fronteira.

EMIGRAÇÃO DOS BRASILEIROS

EUAà grupo conhecido como brazuka

PARAGUAIàbrasiguaios

JAPÃOà dekasseguis

*O Paraguai é o segundo local onde mais moram brasileiros devido aos anos 70 quando o Paraguai ofereceu vantagens aos agricultores plantarem soja.

MOVIMENTO SEM TERRAS

-Pessoas que acabam voltando para o Brasil, pobres e sem nada.

IMIGRAÇÃO NO BRASIL

-Começou em 1808 com a chegada dos primeiros imigrantes.

-1752à Muitas famílias se instalaram no RS, fundando Porto dos Casais, atual POA.

-1819à Suíços de língua alemã, fundaram Nova Friburgo no RJ

*Quando começou a imigração, o país estava no ciclo do café.

FATORES FAVORÁVEIS A IMIGRAÇÃO:

-cultura cafeeira

-muita terra e escassez da população (precisava-se de povoamento)

-precisava-se de escravos, pois houve uma dificuldade de se obter escravos com a extinção do tráfico.

FATORES DESFAVORÁVEIS:

-exploração de imigrantes

-falta de garantia de trabalho

MIGRAÇÕES INTERNAS NO BRASIL

-Período Colonialà surtos de desenvolvimento ligados ao cultivo de produtos agrícolas para exportação, a criação bovina ou a extração mineral

-A maior concentração da população e os principais movimentos migratórios internos se deram junto às regiões litorâneas.

-Migração da Zona da Mata para o Sertão (gado)

CRESCIMENTO DA REGIÃO SUDESTE

-1950à grande desenvolvimento industrial em SP e RJ à deslocamento de pessoas do Nordeste para SP e RJ

- Em busca de melhores condições de vida, essa mão de obra barata foi absorvida por diversos setores (metalurgia, indústria de peças e automóveis, construção civil, empregos domésticos) e desempenhou um papel importante no crescimento da região sudeste.

-Migração inter-regional: que se realiza de uma área para outra. Rural- Urbana, do campo para a cidade.

EXÔDO RURAL (saída do campo)

Repulsivas:

-mecanização da agricultura (“máquinas no lugar dos homens”)

-condições climáticas ruins que prejudicavam a lavoura

- falta de escolas

-falta de assistência médico-social

-pouco salário

Atrativas:

-melhores condições de vida

-empregos

-escola

-moradia

-profissionalização

-assistência médico-social

Conseqüências do Êxodo Rural

*ZONAS RURAIS:

-perda de população ativa

-queda geral da produção, a saída de trabalhadores não é recompensada pela mecanização

*ZONAS URBANAS

-aumento da população

- Muita mão de obra e baixo salário

-desemprego

-formação de favelas

-delinqüência

-mendicância (mendigos)

àDÉCADA DE 70:

-sulistas foram par ao centro oeste e norte, para a ocupação de terra para plantio de soja.

*Isso ocorreu devido a política de colonização nas regiões interioranas, a fim de esvaziar as terras do sul.

àDÉCADA DE 80:

-busca de ouro de aluvião em vários rios da Amazônia = migração de sulistas

àDÉCADA DE 90:

- + migrações de retorno

*Região Sudeste: Está perdendo população.

*Região Centro Oeste: região com os maiores saldos positivos do país.

*Região Sul: situação perdedora (RS) com ganho modesto (SC). Santa Catarina tem atraído pessoas de outros estados.

MIGRAÇÕES DIÁRIAS = MIGRAÇÕES PENDULARES

*bóias-friasà morando na cidade e trabalhando no campo

*cidades-dormitóriosà pessoa que trabalha em cidades vizinhas e volta só para dormir.

quinta-feira, 7 de abril de 2011

História II

BRASIL COLÔNIA

A importância do Tratado de Tordesilhas

Na época da expansão marítima, os europeus achavam que os povos podiam ser dominados, portanto, eles iam descobrindo as terras e dominando-as.

A partir dessa dominação, Portugal e Espanha começaram a disputar pelas terras. Assim surgiu a Bula Inter Coetera que foi quando o papa Alexandre VI, a fim de impedir conflitos, dividiu o mundo a 100 léguas a oeste de cabo verde, onde a parte leste era de Portugal e a oeste da Espanha.

Em 1494, Portugal resolve que quer reavaliar a Bula Inter Coetera, e com isso, eles assinam o Tratado de Tordesilhas que dividiu o mundo a 370 léguas a oeste de Cabo Verde. O tratado dividiu o mundo em duas áreas de influência, PORTUGAL e ESPANHA.

Período Pré Colonial (1500-1530)

-desinteresse português = voltado para as Índias

-Expedições exploradoras:

*Mesmo desinteressados, enviaram algumas expedições para o Brasil,com a finalidade de conhecimento do território.

-Riqueza encontrada= Pau-Brasil (exploração feita de forma rudimentar)

-extrativismo (litoral depois interior)

-Mão de obra indígena à Escambo=trocas

(Os Portugueses conseguiam a extração da madeira por meio da relação de escambo com os índios).

-Sistema de feitorias (litoral importadas da África).

(Feitorias eram portos de comércio instalados no litoral, fortemente armados. Os índios cortavam as árvores e carregavam até as feitorias)

-Choque cultural ( visão do outro cheia de preconceitos)

-Ameaça estrangeira = franceses, espanhóis e ingleses (não reconheciam a divisão do mundo entre Portugal e Espanha- Tordesilhas)

Crise na exploração de Pau-Brasil

-escassez do produto.

-descoberta de anilina na Europa.

Expedição de Martim Afonso de Souza

-Com o crescimento da presença dos franceses, Portugal resolveu mandar duas expedições, que não obtiveram sucesso.

-Mas na expedição de Martim Afonso Souza, em 1530, começou a colonização do território brasileiro, os objetivos da expedição eram:

*expulsar os franceses, ou seja, evitar ameaças estrangeiras

*Criar uma povoação permanente ou núcleo de povoamento (Em 1532, Martim fundou São Vicente)

Capitanias Hereditárias – 1534

- Foi uma forma de administração feita por Portugal, baseado na concessão de grandes lotes de terra, entregues para um capitão donatário.

àCaracterísticas:

*Capitais privados, estímulo estatal

*Poder descentralizado ( cada capitania tinha seu “dono”à capitães donatários (homens bons=cristãos, pequena nobreza, burocratas e comerciantes, que tivessem ligações com a Coroa)

*Sistema já aplicado nas ilhas do Atlântico

- Foi uma forma de administração feita por Portugal.

-As características eram estabelecidas por dois documentos:

*Carta de Doação: o donatário recebia terras, tinha posse delas, mas não podia vendê-las

*Carta Foral: abrangia mais a parte administrativa da capitania ( escravizar índios, cobrar impostos e distribuir as sesmariasàlote de terra que Portugal cedia aos novos povoadores, terra cedida ao cultivo)

*Sesmeiros (colonos) à deveriam cultivar as terras e pagar impostos (não funcionou)

*Sesmarias: origem do latifúndio (grande propriedade rural) no Brasil.

-1534-1536: divisão do território brasileiro em 15 grandes faixas de terras.

Dificuldades das capitanias hereditárias

*descentralização administrativa

*falta de recursos

*pouco auxilio recebido da Coroa

*ataques de índios

*dificuldade de comunicação

*dificuldade na defesa do território

àPara o auxílio dos problemas das capitanias, foi criado o GOVERNO GERAL.

-A maioria das capitanias foram abandonadas

*2 capitanias hereditárias deram certo à São Vicente e Pernambuco (produção de açúcar)

Governos Gerais

Carta Régiaà O primeiro governador geral (função: coordenar a colonização fortalecendo as capitanias contra resistências indígenas) foi empossado

*Bahia: capitania real ou sede do governo geralà SALVADOR = capital

-CONFLITO

Poder local X Poder Real

-escravização indígena

-cobrança de tributos reais

-controle das operações militares

àRegimento Geral (Regimento de Almerin)

-intensificar o povoamento

-pacificar os indígenas

-estabelecer contatos com donatários e colonos

-ministrar a justiça

-instituir órgãos administrativos

àCâmaras Municipais: o poder local no período colonial

Formadas por vereadores (homens bons=cristãos=ricos) responsáveis por administrar problemas administrativos,judiciários, fiscais e militares.

O GOVERNO TOMÉ DE SOUZA – INSTALA

-Fundação de Salvador

-Chegada dos primeiros jesuítas (eles vem da contra reforma )

O GOVERNO DUARTE DA COSTA – CRIA PROBLEMAS

-Desentendimento entre colono e jesuítas devido à escravidão indígena

-Invasão da baía Guanabara pelos franceses, com o objetivo de fundar uma colônia comercial (França Antártica)

-Fundação de SP pelo padre José de Anchieta


O GOVERNO MEM DE SÁ – RESOLVE PROBLEMAS

-Solução do problema de mão de obra para a agricultura com a importação dos primeiros escravos africanos. Apaziguaram-se as relação entre colonos e padres.

-Eliminação da ameaça francesa, sob liderança de Estácio de Sá.

-Fundação do RJ

História I

História

FEUDALISMO

ORIGEM:

A dissolução do império carolíngeo (o poder se descentralizou e o Tratado de Verdum, que dividiu o império em três partes)

ECONOMIA:

*agrária, com técnicas rudimentares

* de subsistência ( tudo o que era produzido era para consumo do feudo)

*servil, baseada em servos, os quais tinham obrigações, como por exemplo:

-CORVEIA : 3 dias por semana trabalhando na terra do senhor

-TALHA: metade da produçãovai para o senhor

...

*Pouco comércio e mais trocas

*PLURALIDADE, DIVERSIDADE DE MOEDAS E LEIS

SOCIEDADE:

*RURALIZAÇÃO (muita gente indo pro campo)

*Praticamente não havia mobilidade social, se tu nascias servo, seria servo até morrer

*estratificada e hierarquizada

*sociedade machista

*O senhor tinha a propriedade do feudo, mas a posse da terra estava com o camponês, que tinha de entregar quase tudo ao senhor feudal.

*3 ORDENS:

-CLERO

-NOBREZA

-CAMPONESES

* “A Igreja Católica justificava o Feudalismo”.

*RELAÇÃO DE SERVIDÃO (NobreßàCamponês)

-relação recíproca entre servo e senhor: embora o camponês fosse explorado, ele tinha garantias em troca do trabalho como a posse da terra e ter como se sustentar, além de nas guerras ser “defendido”.

*RELAÇÃO DE SUSSERANIA E VASSALAGEM (Nobre ßàNobre)

-onde há ajuda militar, jurídica, e pagamento de algumas coisas

POLÍTICA:

*PODER DESCENTRALIZADO, OU FRAGMENTADO!

*TEOCENTRISMO à Deus é o centro do pensamento

DECLÍNIO DO FEUDALISMO

CRUZADAS
-expedições de caráter militar e religioso
-objetivo de libertar a “terra santa” (Jerusalém)
-Concílio de Clermont * papa urbano II – “ DEUS O QUER”
-Quem fosse para as cruzadas tinha a indulgência (perdão) dos pecados.
RESULTADOS
-comércio – ocidental e oriental
- reabertura do Mar Mediterrâneo
-formação e repovoamento de cidades
-Igreja mais fortalecida


RENASCIMENTO COMERCIAL E URBANO (na Europa)

- Reativação das rotas de comércio

- Feiras nas cidades (começa o processo de urbanização = muita gente indo para as cidades)

*CORPORAÇÕES DE OFÍCIO
-agrupamento de artesãos do mesmo ofício
-organização hierárquica e controle de qualidade e preço dos produtos, evitando concorrência.
-resumindo: grupos que defendiam seus interesses econômicos.

-modificações econômicas, políticas e sociais.

-guerras internas= diminuição devido ás CRUZADAS (campanha militar com o objetivo de reconquistar a terra santa)

- crescimento demográfico, mais produção agrícola.

-Surgimento da burguesia

-moedas começaram a ser usadas em demasia, portanto eles tinham de buscar metais preciosos para fabricá-las.


MOVIMENTOS COMUNAIS
-Abusos dos senhores + contestação ( comprar ou lutar pela liberdade) = movimentos comunais.


CRISE GERAL XIV E XV

-PESTE NEGRA

-GUERRA DOS CEM ANOS

*FRANÇA X INGLATERRA X= disputa pela região de Flandres e sucessão do trono francês. (a França ganhou com ajuda de Joana D`Arc.)

GRANDE FOME
-péssimas condições climáticas
-redução da produção agrícola
-super exploração servil – revoltas camponesas – JACQUERIES (FRANÇA)
-queda populacional

CRISE DA IGREJA (contestação das pessoas)

CRISE MONETÁRIA

-falta de metais preciosos

- monopólio do mediterrâneo dos italianos

CARACTERÍSITICAS FEUDALISMOàCAPITALISMO

*trabalho servil para o trabalho assalariado

*decadência das corporações de ofício

*Expansão marítima

*Revolução dos Preços ( muita produção de metais preciosos, gerou processo inflacionário na Europa = decadência da nobreza)

EXPANSÃO MARÍTIMA

VIA DE PODER – CAPITALISMO

*abertura do mediterrâneo (comércio entre o ocidente e o oriente)

*corporações de ofício (agrupamentos de profissionais que asseguravam controle, preço, ...)

*dissolução das relações servis à relações contratuais e monetárias

*a burguesia se fortalece, apoiando a retomada do poder pelo rei.

FORMAÇÃO DOS ESTADOS MODERNOS

*Precisava-se da centralização do poder

*Aliança REI (poder) + BURGUESIA ($)

*função: conter as lutas sociais e acelerar o desenvolvimento capitalista

*Os primeiros estados modernos foram: Portugal, Espanha, França e Inglaterra

*Características:

-centralização do poder

- formação de um exército nacional profissional

-organização de um aparelho burocrático administrativo ( necessidade de ordem administrativa)

-exclusividade de cunhar moedas

-transformação de uma nobreza decadente em burocracia civil e militar.

VIA ECONÔMICA – MERCANTILISMO

Política/prática/tendência do CAPITALISMO
-Monopólio comercial = exclusivo metropolitano
-Intervencionismo= “dirigismo estatal” – fortalecimento estatal
-Metalismo= busca por metais preciosos, acumulação primitiva de capital.
- Balança comercial favorável = exportação é maior que importação = enriquecimento do estado. E>I
- Protecionismo – do mercado metropolitano contra a concorrência colonial. Mercado protegido pelo pacto colonial.

-Pacto colonial


FORMAÇÃO DE PORTUGAL E ESPANHA + EXPANSÃO MARÍTIMA

*Península Ibérica recebeu influência de vários povos bárbaros em busca de novas terras e comércio.

*Pioneirismo português devido:

- posição geográfica

-centralização política precoce (REVOLUÇÃO DE AVIS : Luta interna pelo trono de Portugal, Avis era uma família. Investir $.

-Portugal era o meio do caminho (servia como porto)
-Escola de Sagres: escola do aperfeiçoamento das navegações portuguesa

TOMADA DE CEUTA - 1415

*Ceuta: localizada no extremo norte da África. Portugueses tomam Ceuta e derrotam os muçulmanos.

*Domínio Litoral Africano (exploração em demasia da África- ouro, marfim...) FEITORIAS – portos de comércios muito armados que ficam localizados no litoral.

1453

*QUEDA DE CONSTANTINOPLA

-marca o fim da Idade Média e o começo da Moderna

-praticamente acabou com o comércio das especiarias do Mediterrâneo e estimulou os portugueses a acharem uma nova rota para as Índias

*Necessidade de uma nova rota para as Indias

1488

*BARTOLOMEU DIAS – Contornou o cabo das tormentas, que passou a se chamar cabo da boa esperança

1492 - ESPANHA

*Tomada de Granada – expulsão dos mouros

*Cristovão Colombo (“VOLTA AO MUNDO”)

*DESCOBERTA DA AMÉRICA

TRATADOS

*1493= bula inter coetera ( Portugal, papa e Espanha dividem o mundo, linha 100 léguas a oeste de cabo verde).

*1494=Tratado de Tordesilhas (Linha 370 léguas, mundo “dividido” em duas áreas de influência, Portuguesa e Espanhola.

*1498= Portugal = Índias à VASCO DA GAMA (expedição pequena)à4 navios

*1500 à PEDRO ALVARES CABRAL

-viagem para as índias

-desvio na rota = “ACHAMENTO DO BRASIL”à Carta de Pero Vaz de Caminha

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Biologia III

REINO à FILOàCLASSEàORDEMàFAMÍLIAàGÊNEROàESPÉCIE

Raio forte caiu ontem fazendo grande estrago

Regras de Nomenclatura

1ºNomeà M (gênero)

2ºNomeà m (epíteto)

Subgênero à (M)

FILO PORÍFEROSà ESPONJAS

-parazoários (sem tecido verdadeiro)

-sem sistema digestivo (digestão intracelular com os coanócitos)

-Assimétricos/simetria radial

-organismos fixos àsésseis (podem viver em colônias ou solitários)

-respiração aeróbica por difusão

-sustentação: exoesqueleto calcário sílica espongina

-corpo coberto por poros

ÁGUA DOCE- MINORIA

ÁGUA SALGADA-MAIORIA

Revestimento do Corpo

àPinacócitos

-revestimento EXTERNO

àCoanócitos

-revestimento INTERNO

-digestão

-movimento da água com os amebócitos

à Amebócitos

-oxigenação

-alimentação

-formação de gametas

à Porócitos

-orifícos para a entrada de H20

à Espículas

- sustentar a esponja

- formadas por escleroblastos

REPRODUÇÃO

Assexuada à sem a troca de material genético nem fecundação de gametas.

BROTAMENTO: Formam-se novas esponjas, que

podem viver em colônia ou solitariamente.




REGENARAÇÃO OU FRAGMENTAÇÃO: Pedaços de esponja que crescem (esponjas solitárias).


GEMULAÇÃO (água doce): Quando as condições do meio estão ruins, os arquegócitos ficam dentro de uma bolsa de espículas, as quais protegem os arquegócitos. Quando as condições do meio melhoram, eles saem e formam esponjas





Sexuadaà ocorre a variabilidade genética, podendo ter ou não ter fecundação de gametas. O desenvolvimente é indireto (forma larvas- anfiblástula)

Biologia II

GAMETOGÊNESE

*Produção de gametas femininos (ovos) e gametas masculinos (espermatozóides). Respectivamente, ovogênese e espermatogênese. Inicia-se durante o desenvolvimento embrionário.


ESPERMATOGÊNESE

Período Germinativo (ou de multiplicação) à

-ocorrem mitoses

-ESPERMATOGONIAS (2n), diplóides

Período de Crescimentoà

-espermatogonias aumentam de volume = espermatócitos I (2n)

Período de Maturaçãoà

-ocorrem meioses

- cada espermatócito I origina 2 espermatócitos II --> MEIOSE I

-Esses espermatócitos originam 4 espermátides (n) --> MEIOSE II

Espermatócito I (2n)à 2 Espermatócitos II (n) à4 espermátides (n)

Período de Diferenciação (Espermiogênese)à

-cada espermátide (n) sofre uma diferenciação, originando um espermatozóide (n)

-Podemos concluir que 1 espermatogonia = 4 espermatozóides


OVOGÊNESE

Período Germinativo+Período de multiplicaçãoà

-Ocorrem mitoses

-OVOGÔNIAS (2n), diplóides

-As ovogônias se multiplicam do período embrionário até o nascimento da mulher.

Período de Crescimentoà

-Crescimento das ovogônias (2n), que passam a ser chamadas de ovócitos I (2n)

Crescimento Ovogônias (2n) à Ovócitos I (2n)

Período de Maturaçãoà

-ocorrem meioses

-os Ovócitos I param de crescer e sofrem meioses, originando um glóbulo polar (n) e um ovócito II (n). MEIOSE I

-MEIOSE INTERROMPIDA

-O Ovócito II divide-se formando um óvulo (ovótide) e um segundo glóbulo polar. MEIOSE II

-Os glóbulos polares servem como alimento para o zigoto.

*A união do óvulo (n) com o espermatozóide (n), gera um zigoto (2n)

Biologia I

REPRODUÇÃO HUMANA

SISTEMA REPRODUTOR MASCULINO

Bolsa Escrotal: guarda os testículos

Testículos:Envoldidos pelo escroto/bolsa escrotal

àTúbulos Seminíferos: onde são produzidos os espermatozóides

Epidídimo: armazena os espermatozóides. *Após 8 dias são eliminados (reciclados)

Canal Deferente: Sobem os espermatozóides

Vesícula Seminal:produz sêmen ou esperma (produto final, nutritivo)

Próstata: importante, líquido prostático neutraliza o ph do ducto, com isso, os espermatozóides não sofrem com o alto ph.

Uretra:conduz a urina e o esperma para o meio externo

SISTEMA REPRODUTOR FEMININO

Ovários: gametas ovócitos

Tuba Uterina (Trompas de Falópio) :local da fecundação, transporta o óvulo do ovário para o útero.

Útero: parede espessa (músculo uterino)que é revestido pelo endométrio. É onde o embrião se instala. Tem o tamanho de uma pêra, aumenta na gestação.

Vagina: mucosa, função antibiótica (impede o contato com microorganismos)e função lubrificante (na relação sexual). Entra em contato com o pênis.

Vulva: estrutura externa composta por clitóris, orifício urinário, grandes e pequenos lábios e vagina.